Foto: Fernando Eduardo
O grupo Pradarrum surge do desejo de preservar, difundir e valorizar a musicalidade dos terreiros de candomblé, onde Gabi Guedes inspirado em ritmos ancestrais como Ilú, Ijexá, Alujá, Kabila e outros, funde ritmos e melodias das nações Ketu, Gêge e Angola, com outros ritmos da world music, como salsa, samba, funk e jazz, trazendo à tona uma nova forma de abordar a música do terreiro sem ferir ou expor o sagrado.
Em seu primeiro álbum, “Matriarcas”, o grupo reverencia as Yalorixás e Alabês, destacando seu legado de luta e resistência na manutenção das suas comunidades, das suas histórias e espiritualidade. “A gravação desse álbum representa a realização de um sonho que nasceu no terreiro do Gantois. Através da música que lá aprendi e que me acompanha por toda a vida, posso agradecer à Mãe Terra pelas Mães Pretas, Quilombolas e Mães de Santo, pela resistência, luta e cuidado com todos nós”, destaca o mestre percussionista.
Com produção musical de Felipe Guedes, o repertório do álbum é formado por 10 faixas que passeiam pela música sagrada dos terreiros, misturando ritmos das nações Angola, Ketu e Gêge com outros ritmos que se fundem à cultura afro-brasileira como a salsa, o samba, o funk e o jazz. “Criamos os temas pesquisando as cantigas e louvores oriundos do Candomblé, pensando em preservar e difundir a musicalidade dos terreiros. É a nossa forma de honrar nossa ancestralidade que tanto nos ensinou”, conclui Gabi.
As canções do disco incluem cantos de terreiro adaptados por Gabi e Felipe Guedes; uma música composta pelo Maestro Letieres Leite para Gabi Guedes, duas canções em parceria do Gabi com o Gordon Shread e uma composição de Rosa Nunes. O álbum e o show contam ainda com a participação das cantoras Ellen Oléria, Márcia Short e da banda LGBTQIAPN+ Panteras Negras, grandes expoentes da música negra brasileira.
O álbum “Matriarcas” do foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura) e contará ainda com um curta-metragem com direção de Vanessa Aragão, da Alfazema Filmes, que produziu registros dos bastidores de gravação e dos principais momentos do processo até o lançamento do show e será lançado no dia 26 de abril.
Tracklist:
1. Encruzilhada – Domínio público / Felipe Guedes / Gabi Guedes
2. Senhora Mãe – Domínio público / Felipe Guedes / Gabi Guedes
3. Engaramenço – Composição de Gordon Sheard / Gabi Guedes
4. Reverência à Matriarcas
5. Águas de Oxalá – Domínio público / Felipe Guedes / Gabi Guedes / Participação de Ellen Oléria
6. Gabi’s Blues – Composição de Letieres Leite
7. Pèrègún (Nativo) – Domínio público / Felipe Guedes / Gabi Guedes
8. Intro Gabi’s Groove
9. Gabi’s Groove – Composição de Gordon Sheard / Gabi Guedes
10. Roda de Sete – Composição de Rosa Nunes/ Participação de Márcia Short
11. Ògún Yè – Domínio público / Felipe Guedes / Gabi Guedes
12. Memórias de Dona Odete
13. Jazz Angola – Composição de Line Santana / Juliana Almeida / Aiala São Luís / Riane Mascarenhas / Ziati Comazi / Participação da banda Panteras Negras
MATRIARCAS | FICHA TÉCNICA
Produção Musical: Felipe Guedes
Co-produção musical: Jordi Amorim
Coordenação de produção: Edmilia Barros
Produção executiva: Angela Marques
Arranjos de Sopros: Felipe Guedes
Arranjos de Percussão: Gabi Guedes
Gravado no Estúdio Casa das Máquinas por Tadeu Mascarenhas e no Estúdio Visgo de Jaca por Richard Meyer
Mixagem: Jordi Amorim
Masterização: Diogo Sarcinelli
Arte: Suzane Lopes (Movimento1989)
Fotos Gabi Guedes: Vanessa Aragão