WebTV Minuto Percussivo

Referência na música percussiva na Bahia, o mestre e músico Gabi Guedes, lança a WebTV “Minuto Percussivo”, onde compartilha seus conhecimentos sobre a tradicional arte dos atabaques e a sua relação rítmica com as religiões de matrizes africanas.

 

A partir de sua experiência de quase 50 anos tocando percussão em terreiros e palcos mundo afora, Gabi Guedes mistura suas raízes religiosas no candomblé com sua atuação como integrante do naipe de percussão da Orkestra Rumpilezz para fazer um passeio pelo universo dos atabaques e dos ritmos a ele ligados, como o Ijexá, Ilú, Aguerê e Barravento. Em 10 episódios publicados semanalmente, sempre às segundas-feiras, o músico apresentará técnica, ritmo e referências ancestrais presentes nos toques e variações existentes em cada nação: grupos fons ou nação Jeje, grupos yorubás ou nação Ketu e grupos Bantos ou nação Angola.

Assim como em toda sua trajetória Gabi sempre se preocupou em preservar e difundir a musicalidade dos terreiros, a ideia da WebTV Minuto Percussivo é se configurar como uma ponte entre o público e as religiões afro-brasileiras, através da arte, apresentando seus ritmos, crenças e significados. “Minha intenção é mostrar ao mundo a cultura, história e sentimento que tem por trás de cada toque sagrado e assim contribuir para quebrar alguns dos preconceitos que cercam a música do candomblé”, explica o músico.

 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Assista aos episódios da série

1º episódio

2º episódio

3º episódio

4º episódio

5º episódio

6º episódio

7º episódio

10º episódio

9º episódio

10º episódio

11º episódio (extra)